| 

PÓS-DOUTORADO, USP [2018 – ]


"Proposta de análise de processos composicionais simétricos em Música Popular: o exemplo de Moacir Santos"

Resumo:

O presente projeto pretende fundamentar uma metodologia de análise direcionada especificamente à Música Popular que trate de processos composicionais relacionados à simetria, como: palíndromos, eixos de simetria, simetria axial, simetria inversional e outras técnicas. Essa proposta de análise será construída através da fricção das teorias já arraigadas que versam sobre o tema, vinculadas a diferentes tradições musicais, e a principal fonte de material musical que servirá de objeto para essa pesquisa será a obra composicional de Moacir Santos (1926-2006).
O autor deste projeto realizou um estudo precedente que já aponta alguns caminhos para a elaboração dessa pesquisa mais ampla aqui proposta. A partir desses resultados preliminares pretende-se observar a obra de Santos e propor uma nova abordagem teórica, pertinente à composição de Música Popular. De modo a fundamentar a pesquisa, além do estudo musicológico, aspectos extramusicais também serão de grande importância para o estudo, como por exemplo a discussão da trajetória de Moacir Santos e seus principais professores, alguns desses, que estiveram intimamente ligados ao movimento Música Viva, encabeçado por H. J. Koellreutter, que disseminou o estudo do dodecafonismo e serialismo no Brasil a partir da década de 1940.
Até hoje a bibliografia especializada em composição de Música Popular ainda é relativamente escassa e, em se tratando particularmente do conceito de simetria e seu uso na composição, ainda menos estudos foram realizados. Logo, por se tratar de um tema negligenciado por parte dos analistas até o presente momento, essa pesquisa terá papel importante na abertura de novos caminhos metodológicos


Orientação: Paulo de Tarso Salles

DOUTORADO, UNICAMP [2014 – 2018]


"Moacir Santos ghostwriter: a composição de trilhas musicais 
no período norte-americano"

Resumo:

A presente tese discute uma parte específica da obra de Moacir Santos (1926-2006), que está temporalmente localizada nas primeiras décadas que o compositor fixou residência nos Estados Unidos, entre 1967 e 1985. Por essa época Santos teve uma relevante atuação como compositor em produções audiovisuais norte-americanas, participando de filmes como Love in the Pacific (1968), Africa Erotica (1970) e Final Justice (1985). A pesquisa se baseou, como ponto de partida, na dissertação de mestrado do mesmo autor, que trata das trilhas musicais assinadas por Moacir Santos no Brasil na década de 1960, período imediatamente anterior à sua ida para os EUA. A partir desses resultados preliminares, pretendeu-se analisar suas composições para produtos audiovisuais norte-americanos. As trilhas musicais dos filmes que Santos recebeu crédito formal foram minuciosamente estudadas e todas as inserções musicais foram transcritas em notação musical. Dessa forma, foi possível identificar as principais características dos processos composicionais de Moacir em sua carreira como compositor de trilhas musicais. Além disso, também foi de grande importância para a pesquisa averiguar sua participação como ghostwriter em projetos não-creditados, desmitificando especulações comumente associadas à essa produção.


Orientação: Ney Carrasco

Financiamento: FAPESP

 

SAIBA MAIS

DOUTORADO SANDUÍCHE, UCLA [2015 – 2016]


"As trilhas musicais de Moacir Santos: pesquisa de campo na Califórnia"

Resumo:

Este projeto é uma ramificação de uma pesquisa de doutorado financiada pela FAPESP, intitulado "Moacir Santos ghostwriter: a composição de trilhas musicais no período norte-americano". A presente proposta descreve detalhadamente os objetivos, justificativas e plano de execução do estágio de pesquisa de curta duração a ser realizado em 2015 na University of California at Los Angeles (UCLA), de forma a recolher e catalogar informações preciosas sobre o período norte-americano da obra de Moacir Santos para trabalhos audiovisuais. O recorte temporal da pesquisa se situa entre 1967 a 1985, quando Santos passou a ser um requisitado compositor das indústrias de cinema e televisão da Califórnia, tendo participado da produção de importantes filmes e seriados do período, inclusive sendo ghostwriter nas equipes de Henry Mancini (1924-1994) e Lalo Schifin (1932-). O principal foco do período de estágio no exterior será a realização de uma extensa pesquisa de campo, com uma série de entrevistas a profissionais que trabalharam com Santos na mesma época ou que atuaram nas funções de ghostwriter nas indústrias da música de cinema e televisão locais. Bem como pretende-se realizar consultas a diversos acervos, com especial atenção ao acervo pessoal da família Santos, que vive em Pasadena e guarda uma enorme quantidade de partituras, cadernos de anotação, livros, discos e outros materiais de grande importância para o devido encaminhamento da pesquisa de doutorado.


Orientação: Randal Johnson
Financiamen
to: FAPESP

SAIBA MAIS

 

MESTRADO, UNICAMP [2012 – 2014]
 

"A trilha musical como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos"

 

Resumo:

O presente projeto pretende discutir os processos de composição amalgamados por Moacir Santos (1926-2006) na concepção de sua obra a partir das diversas trilhas musicais que assinou, a maioria nos anos 60. Tais trilhas carregam todo um direcionamento estético seguido por Moacir ao longo de sua carreira, sem contar as inúmeras melodias e temas nascidos por essa época e que iriam figurar em grande parte de sua produção de música instrumental.


Orientação: Ney Carrasco
Financiamen
to: FAPESP

SAIBA MAIS

 

MONOGRAFIA, FASM [2010]
 

"Processos composicionais em Choros & Alegria: A primeira fase de Moacir Santos"
 

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo delinear uma linguagem expressiva no processo de composição de Moacir Santos na obra presente em Choros & Alegria, trazendo à tona aspectos sócio-culturais e características estilísticas recorrentes (musicais). A metodologia da pesquisa foi constatar e organizar os principais procedimentos composicionais estruturais para o processo de construção e sedimentação dessa primeira fase composicional de Moacir, por meio de análise auditiva e das transcrições disponíveis.


Orientação: Sergio Molina

SAIBA MAIS

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FASM [2009 – 2010]
 

"A apropriação como homenagem - a citação no processo composicional da Suíte Retratos de Radamés Gnattali"

 

Resumo:

O cerne deste estudo foi abordar a citação, com todo seu potencial criativo, como procedimento composicional utilizado na obra Suíte Retratos de Radamés Gnattali. Essa pesquisa também teve o intuito de compreender a síntese que Radamés realiza com a escolha de quatro figuras fundamentais na história do choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. Por meio da análise composicional, procurou-se esclarecer de que modo e em que momentos Radamés os cita e transforma o seu material musical.


Orientação: Maurício Ayer
Financiamen
to: PIBIC

SAIBA MAIS

lucas@lucasbonetti.com.br
+55 (11) 99392-9342
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black SoundCloud Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

© 2010-2019