top of page

"Balangandãs", Ná Ozzetti (2009)

Atualizado: 30 de mai.

Boa tarde, espero que tenham curtido o carnaval! Para quem entrou recentemente: na descrição do grupo vocês podem encontrar links para as publicações anteriores e para um formulário onde podem fazer sugestões. Hoje vamos continuar em clima carnavalesco por aqui e gostaria de sugerir a escuta do álbum Balangandãs (2009), da Ná Ozzetti. Ná é uma cantora e compositora paulista que iniciou sua carreira musical com o Grupo Rumo e tem uma discografia enorme. Dentre seus parceiros e colaboradores em projetos diversos estão Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Suzana Salles, Itamar Assumpção, Zélia Duncan, André Mehmari etc.


A escolha do repertório e a concepção dos arranjos de Balangandãs foram pensados como uma homenagem à Carmen Miranda, fazendo releituras modernas de clássicos de Assis Valente, Ary Barroso, Braguinha, Dorival Caymmi etc. A banda formada por Mario Manga, Sergio Reze, Zé Alexandre Carvalho e Dante Ozetti faz reverência ao Bando da Lua (famoso grupo que acompanhava Carmen), percebido especialmente nos coros que se contrapõem à voz principal da Ná. Para além dos arranjos tradicionais, eles trazem elementos novos, com especial destaque para a guitarra distorcida em algumas faixas, que dialoga com a linguagem original e acrescenta um tempero ao mesmo tempo inusitado e familiar. Boa escuta!


E pra quem estiver em São Paulo, nesse sábado a Ná vai tocar no SESC Pinheiros em um show que junta o repertório desse álbum com outro que homenageia Rita Lee: LOVE LEE RITA (1996) https://www.sescsp.org.br/programacao/na-ozzetti-2/


FICHA TÉCNICA

Ná Ozzetti (voz)

Dante Ozzetti (violão)

Mário Manga (guitarra, violoncelo, violão tenor)

Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo)

Sérgio Reze (bateria e gongos melódicos)

Participação especial: Danilo Moraes (violão tenor)


Produção Ná Ozzetti, Dante Ozzetti, Mário Manga, Sérgio Reze, Zé A. Carvalho e Alberto Ranellucci


Gravado por Alberto Ranellucci no NaCena Studios, SP, em janeiro/2009.

Assistentes: Jeremias Straijer, Rodrigo "Funai' Costa e André Hamoui 

Mixado e masterizado por Alberto Ranellucci no Back Estúdio

Concepção da capa: André Salerno 

Pintura da capa: Leonora Weissmann 

Produtor Fonográfico: Ná Records

Lançamento MCD 

Direção geral de Eduardo Muszkat 


PAÍS

Brasil


TIPO DE SOM

Samba, marchinhas etc.


LINKS

YouTube


Spotify

コメント


bottom of page