top of page

"Jamm", Cheikh Lo (2010)

Atualizado: 31 de mai.

Boa noite galera. Com alguma demora, seguimos nossa viagem... dessa vez pousamos nossos ouvidos no Senegal, pais que faz fronteira a oeste do anterior Mali. O artista da vez se chama Cheikh Lô, que nasceu na verdade em Burkina Faso, mas que se considera de coração Senegales, onde reside desde 1978.


Contexto - Senegal tem aprox. 15 milhoes de habitantes, a capital é Dacar, estima-se que é ocupada por humanos há 350 mil anos. Na sua historia mais recente foi colonizada pela França e todo Senegalês tinha nacionalidade francesa no início do seculo 19. Conquistou sua independência da França em 1960. É um estado laico com 93% da população islamica. Apesar a lingua oficial ser o frances, possui uma grande variedade de grupos etnicos com suas proprias linguas e costumes (Uolofes; Fulas; Seres; Mandingas).


Artista No site do Cheikh há uma descrição da sua musica como uma mistura de ritmos e estilos africanos (cita Mande, Wolof e Congoles) com musica cubana. No album que escolhi pra gente ouvir realmente da pra perceber essa mistura e influencia cubana. O album chama Jamm, é de 2010 e é o sexto album do artista (mas nao o ultimo). É um album inteiro bastante dançante e ritmado e em varios momentos lembra o, mais conhecido, Fela Kuti.


FICHA TÉCNICA

Infelizmente nao encontrei informações sobre quem gravou e tocou o que no álbum.


PAÍS

Senegal


LINKS

Spotify


YouTube

Comentarios


bottom of page