top of page

"Na trilha do pé de serra", Trio Macaíba (2007)

Bom dia galera, voltando as postagens e como ainda é junho, trago um álbum de forró bom pra mexer o corpo mas também uma delicia pra ouvir de olho fechado.

Trata-se do trabalho do Trio Macaíba, grupo formado no ano 2000 por Beto Correa (sanfona e voz), Cleber Almeida (Zabumba e voz) e Ramon Vieira (triangulo e voz). O grupo possui três álbuns lançados e todos são uma delicia, cada um com uma roupagem bem diferente do outro. O ultimo é de 2023, Trio Macaíba e a Furiosa tem a formação do trio + uma banda de sopros com flauta, trombone, trompete, clarinete, tuba, saxofones e mais. Já o álbum de 2015 Comida Típica, tempero universal tem uma formação mais elétrica, que além do trio conta com bateria, baixo, guitarra, piano.

O álbum que trago aqui hoje é o primeiro do grupo, de 2010 que se chama Na trilha do pé de serra e, como o próprio nome diz, apresenta uma proposta mais próxima do forró pé de serra, com o trio + violão 7 cordas, viola caipira e percussões.

As composições são todas autorais do Trio e é interessante notar como em todos os álbuns tem homenagens à referencias do forró. No primeiro de 2010 temos "Pro Jackson do Pandeiro"; no de 2015 tem "Toada para Dominguinhos" e "Lembrança de João do Vale"; e no de 2023 tem letras que remetem a mestres como em "Das bandas de Cupira".

O álbum de hoje tem participação do Dominguinhos, do Nailor Proveta (Clarinete) e também gostaria de chamar atenção pra música Xote Torto que tem esse nome por não seguir a métrica comum de um xote. Nessa faixa temos participação do Hermeto Pascoal. Espero que gostem.


FICHA TÉCNICA

Beto Correa (sanfona e voz)

Cleber Almeida (Zabumba e voz)

Ramon Vieira (triangulo e voz)


Oficialmente só achei esses, mas eu sei alguns nomes que participaram:

Fabio Gouvea (violão 7 cordas)

Vanessa Moreno (coro)

Dani Domingos (coro)

Paula Mirhan (coro)

Fabio Leal (Viola Caipira)


PAÍS

Brasil


TIPO DE SOM

Forró


LINKS

Spotify


YouTube

Comments


bottom of page