top of page

"Native Dancer", Wayne Shorter (1975)

Atualizado: 31 de mai.

É com bastante tristeza que anuncio aqui que perdemos hoje o grande saxofonista e compositor Wayne Shorter, um dos maiores nomes do jazz!! Em 1971 formou o Weather Report, grupo de jazz fusion que durou até 1986, e possui 14 albuns. O grupo teve diversas formações, mas destaco aqui duas: o brasileiro Airto Moreira na percussão e também contou com o famoso baixista Jaco Pastorius.


Em 1974 gravou o album Native Dancer em parceria com Milton Nascimento, que inclusive deu um depoimento emocionante hoje sobre o falecimento. Nos anos 2000 formou primeiro quarteto sobre seu nome, com Brian Blade, Danilo Perez e John Patitucci, com os quais lançou 4 albuns, sendo o ultimo junto com uma orquestra. Produção vasta, 11 grammys e uma referencia para inumeros musicos e amantes da música. Enfim, resumindo bem, deixo uma frase do pianista Hancock:


"Se o jazz traça e descreve nossa viagem na Terra, então Wayne escreveu uma enciclopédia colorida e fértil. Seus interesses estão muito fora do mainstream, e a palavra 'seguro' não está em seu vocabulário".

Breve historia - Wayne começou a ficar mais conhecido em 1959 quando entrou pro grupo Art Blakey and Jazz Messengers, com qual permaneceu até 1964, quando passou a integrar o quinteto de Miles Davis, ao lado de Tony Willans, Herbie Hancock e Ron Carter. No quinteto, além de atuar como saxofonista, Shorter também contribuiu com diversas composições que foram gravadas pelo grupo. Paralelo ao trabalho com o quinteto, Wayne começou a gravar seus albuns como lider, muitos exclusivamente com composições suas. Diversas composições dele viraram Standards (músicas que muitos musicos sabem tocar). Difícil escolher apenas um album dele para apresentar aqui! Diversos me marcaram. Os últimos albuns com o quarteto inquietam meu lado instrumentista, com dinâmicas e liberdades de interação e improvisação impressionantes. Mas envio aqui pra voces o album Native Dancer (1974), com participação do Milton Nascimento, que é uma obra prima.


Acho que dispensa comentários: escute, ouça, aprecie. Chamo atenção apenas, nesse momento de luto, para a música Tarde que é de fazer chorar de beleza. Usei a palavra "perdemos" no começo, mas acho que Wayne é eterno, estará sempre conosco.


FICHA TÉCNICA

Wayne Shorter – soprano saxophone (tracks 1, 2, 4, 8, 9), tenor saxophone (tracks 4-6), piano (tracks 5-7), electric piano (track 8)

Milton Nascimento – vocals (tracks 1, 3, 4, 6, 8), acoustic guitar (tracks 3, 4, 6, 8)

David Amaro – acoustic guitar (tracks 4, 6, 7, 9)

Jay Graydon – electric guitar (track 1), bass (track 2)

Herbie Hancock – piano (tracks 1, 2, 7, 9), electric piano (track 3)

Wagner Tiso – organ (tracks 1, 3, 4, 7), electric piano (tracks 1, 2, 4, 6, 9), bass (track 8)

Dave McDaniel – bass (tracks 1, 3-7, 9)

Robertinho Silva – drums (tracks 1-4, 6-8), percussion (tracks 5, 9)

Airto Moreira – percussion (tracks 2, 4, 5, 7, 8)


PAÍS

EUA


TIPO DE SOM

Jazz


LINKS

Spotify


YouTube

コメント


bottom of page