top of page
Foto do escritorLucas Bonetti

"Tia Amélia para Sempre", Hercules Gomes (2020)

Atualizado: 31 de mai.

Boa noite! Em abril, teremos a curadoria da Júlia Tygel, uma super pianista, compositora e pesquisadora. As postagens dela serão publicadas nos dias 13 e 20 desse mês, fiquem ligados!


Essa semana trago como sugestão a audição do álbum "Tia Amélia para Sempre", do Hercules Gomes. O Hercules é um pianista muito prolífico, com uma carreira super interessante e diversa. Seu álbum de estreia, Pianismo, foi lançado em 2013 e conta com 6 composições próprias e 6 arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth. Em 2018 ele lançou seu segundo disco, No tempo da Chiquinha, homenageando os 170 anos da compositora Chiquinha Gonzaga. Em 2020, ele lançou Tia Amélia para Sempre, resgatando a obra da pianista Amélia Brandão Nery (1897-1983), a Tia Amélia. A pianista e compositora natural de Jaboatão (PE) estudou em Portugal ainda muito jovem. Após um período conturbado no interior de Pernambuco por conta de um casamento abusivo, ela se fixou em Recife nos anos 1920 e construiu uma carreira de sucesso como pianista. Ela chegou a atuar no Rio de Janeiro nos anos 1930 e fez algumas turnês internacionais importantes. A partir dos anos 1950 até seu falecimento Tia Amélia residiu em Goiânia, onde continuou atuando como pianista e professora.


As 14 faixas do álbum se dividem em 3 seções bem definidas: uma de Piano Solo, outra de Piano com um Regional de Choro, e, por fim, Piano junto de uma Banda de Sopros, que remete à sonoridade das bandas de coreto. O ponto central do disco, a meu ver, é a grande reverência ao estilo pianístico de se interpretar choros, maxixes, polcas e outros gêneros da dita música popular urbana brasileira, muito popular na transição do século XIX para o século XX. O Hercules é um pianista excepcional, entregando interpretações intensas e carregadas de lirismo e balanço. Destaco também os impecáveis arranjos do Nailor Proveta para a Banda, e a atuação dos músicos que participaram da gravação, misturando gerações de instrumentistas que dedicam suas vidas ao choro e à música brasileira.


Até a próxima!


FICHA TÉCNICA

Composições – Amélia Brandão Nery

Arranjos – Henrique Araújo (faixas 5 a 9), Hercules Gomes (faixas 1 a 10, 14), Nailor Proveta (faixas 11 a 13)

Direção musical e Piano – Hercules Gomes

Violão de 7 cordas – Gian Correa

Cavaquinho – Henrique Araújo

Pandeiro – Rafael Toledo

Percussão – Alfredo Hacl

Bandolim – Izaías Bueno De Almeida

Flauta – Rodrigo Y Castro

Clarinete – Nailor Proveta

Bateria – Douglas Alonso

Eufônio – Phillips Thor

Trompete – Natan Oliveira

Tuba – Eliezer Tristão

Coordenação – Jeanne de Castro

Gravação e Mixagem – Carlos (KK) Akamine

Masterização – Homero Lotito

Ilustração – Alexandre Calderero e Cesar G. Villela

Fotos – Dani Gurgel, Evelson De Freitas e Murilo Alvesso

Produção – Francesca Ribeiro e Shen Ribeiro


PAÍS

Brasil


TIPO DE SOM

Choro


LINKS

YouTube


Spotify

Comentarios


bottom of page