Olá, gente! Hoje gostaria de propor para vocês a escuta do mais recente álbum do Jorge Drexler, intitulado Tinta y Tiempo. Drexler é um cantor e compositor uruguaio radicado na Espanha que tem uma discografia enorme e que recebeu várias premiações importantes, como o Oscar de melhor canção original em 2005 e vários Grammy’s Latinos (2014, 2018, 2021 e 2022). Uma curiosidade é que ele é médico por formação, mas desde os anos 1990 se dedica integralmente à música.
Tinta y Tiempo é um disco grandioso, no sentido de ter grandes instrumentações e aspirações poéticas. Drexler comenta que foi uma ideia que surgiu no alto da pandemia, como uma antítese do que seria o fazer musical do período de lockdown: os músicos sozinhos com seus violões e computadores gravando arranjos mais enxutos. Em uma entrevista na qual Drexler está comentando sobre o álbum, ele fala que o título (que pode ser traduzido para Tinta e Tempo) é uma analogia que faz alusão há tudo que ele precisaria para compor. Sendo “tinta” uma analogia à caneta, ou às ferramentas de criação.
As letras são bastante provocativas e, de certa forma, representam bem a carreira de 30 anos do autor. Destaco especialmente a música de abertura “El Plan Maestro”, que é uma canção de amor que tem uma premissa científica, por assim dizer. Ele descreve como o desenvolvimento da reprodução sexual entre organismos na Era Mesoproterozóica poderia ser metaforicamente encarada como a invenção do amor e do sexo, que iria revolucionar a evolução da vida. Outra letra interessante é a da canção “¡Oh, algoritmo!”, que levanta questionamentos muito atuais sobre a dependência dos algoritmos em nossas escolhas.
Espero que gostem da audição!
FICHA TÉCNICA
Vozes – Jorge Drexler, Leah Drexler, Luca Drexler
Produtor – Carles Campi Campón, Jorge Drexler
Arranjo/ Regência [Orquestra] – Fernando Velázquez
Orquestra – ORCAM
Backing Vocals – Alana Sinkëy, Jorge Drexler, Martin Buscaglia, Miryam Latrece, Meritxell Neddermann
Canto [Mejorana Panameña] – José Miguel Velásquez
Baixo – Martin Leiton
Baixo, Piano, Processamento de áudio, Triângulo, Sintetizador – Campi
Bateria, Percussão, Palmas – Borja Barrueta
Guitarra, Violão, Baixo – Javier Calequi
Wurlitzer – Didi Gutman
Violão Flamenco, Piano, Guitarra, Violão – Jorge Drexler
Violão, Percussão – Víctor Martinez
Keyboards – Martin Buscaglia
Percussão, Sintetizador, Efeitos – pablopablo
Programação – Noga Erez
Programação de Guitarra – Ori Rousso
Sintetizador, Efeitos – Fede Vindver, Rafa Arcaute
Sintetizador, Violão Flamenco – Jordi Matas
Sintetizador, Piano, Baixo [Synthetized Bass] – Meritxell Neddermann
Gravação – Campi, Daniel Alanís, Lucas Piedracueva, Pablo Drexler
Assistentes de gravação – Fernando Calderón, Sam Choi
Mixagem – Daniel Carvalho
Masterização – Fred Kevorkian
PAÍS
Uruguai/Espanha
TIPO DE SOM
Canção
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