top of page

"Birds Requiem", Dhafer Youssef (2013)

Atualizado: 31 de mai.

Fala galera, feliz ano novo! Fiz um intervalinho pra virada de ano, mas tamo de volta. Continuaremos no nosso tour musical que passou pela Armênia, Israel e agora aponta os ouvidos para a Tunísia. Lembrando que na descrição aqui do grupo você pode ler sobre os posts, álbuns e links anteriores numa planilha que está dividida por ano (inaugurando agora 2022). Lá também tem uma playlist com todos os albuns compartilhados e, por fim, um link pra caso voce queira convidar amigues pra entrar no grupo ouvir com a gente. Tunisia é um pais que está situado no norte da africa, na costa mediterrânea, bem perto da Itália e a 3 mil km de Israel (de onde ouvimos o álbum anterior). O pais tem 11 milhões de habitantes e tem como língua oficial o Árabe. Faz parte da Liga Árabe que comentei na postagem anterior sobre Israel. Existem informações sobre a região que datam de 4 mil anos antes de cristo, então tem muita história ai! rsrs Fenícios, Romanos, Turcos Otomanos, Árabes Muçulmanos, Espanhois e Franceses ocuparam a região. A ocupação Francesa terminou em 1956 e atualmente é uma republica semipresidencialista com mais de 90% da população de religião muçulmana. O que me faz pensar no turbilhão de influencias musicais que deve pairar por ali. Ma'luf (influencia turca e da andalusia), Salhi e Mezwed são generos musicais tunisianos. Alguns instrumentos característicos como o Mizwad e Mezoued (espécie de gaita de fole), derbak (tambor) e oud (da familia dos alaudes) que é o instrumento principal do artista que vamos ouvir aqui. Hoje vamos ouvir o Dhafer Youssef (1967-), tocador de Oud e cantor que tem 7 álbuns solos lançados. Todos que eu ja ouvi sao bastante intimistas, com grandes variações de dinâmica mas que parece pra mim ter uma certa semelhança nos climas criados. Nao me lembro como eu cheguei no trabalho do Dhafer, mas me lembro que foi através de um video com uma musica acompanhada de um animação muito bonita. Deixo então primeiro o link desse video-musica pra vocês e em seguida o link para o álbum onde essa musica se encontra.


https://www.youtube.com/watch?v=ePPncJKUoGo - Me impressiona muito a forma como Dhafer canta... a afinação, as notas agudas que ele alcança, a capacidade de prolongar essa nota por bastante tempo e o dialogo desse canto com o clarinete/saxofone. Todas as musicas do álbum são de autoria dele, mas Khira é em parceria com Nils Petter Molvaer.


O álbum se chama Birds Requiem (2013) e está estruturado sobre a Birds Requiem Suite ("Birds Canticum”, “Fuga Hirundinum”, “Archaic Feathers” e “Whirling Birds Ceremony”). Descobri hoje pesquisando aqui pro Clube que foi composto pensando num filme... mas nao encontrei que filme é esse. O tema principal da suite é tocado em diversos momentos do album, que é predominantemente calmo e intimista com instrumentação menor, mas que de repente tem musicas muito enérgicas com o que parece ser uma influencia do jazz e do rock (faixa 3 e 7) com presença de guitarra e bateria.


FICHA TÉCNICA

Dhafer Youssef: Oud, Voz.

Hüsnü Şenlendirici: Clarinete.

Nils-Petter Molvaer: Trompete

Aytaç Doğan: Kanun.

Eivind Aarset: Guitarra e Eletronicos

Kristjan Randalu: Piano.

Phil Donkin: Baixo.

Chander Sardjoe: Bateria


PAÍS

Tunisia


LINKS

Spotify


YouTube

Commentaires


bottom of page