"Future Listening", Towa Tei (1994)
- João Casimiro
- 30 de mar.
- 2 min de leitura
Boa tarde pessoal. Seguindo a série de recomendações dos alunos da UFBA, apresentamos a recomendação e o texto de Olga Costa sobre álbum Future Listening (1994), de Towa Tei:
Towa Tei é um produtor e DJ japonês, hoje com 59 anos (nascido em 1994). Seu álbum de estreia, lançado em 1994, foi o Future Listening, que foi recebido pelo público como sendo do gênero shibuya-kei, um subgênero japonês que mistura jazz, pop e synthpop, embora o artista não goste de rotular seus trabalhos. Desde a metade do século passado, a música ocidental vem reduzindo o seu número de acordes, trazendo harmonias cada vez mais simplificadas, melodias repetitivas e perdendo as raízes do jazz, mas o mesmo não aconteceu no Japão. Culturalmente, os japoneses apreciam longas cadeias de acordes dissonantes, melodias felizes, afáveis e eufônicas (herança do jazz dos anos 20 a 60), assim aconteceu como a Bossa Nova aqui no Brasil.
Future listening representa essa conexão do Japão com a Bossa Nova e o samba, enriquecido com ritmos característicos da ascensão do hip-hop e jungle nos anos 90, carregado de samples e drum breaks, além das investidas no reggae/dancehall. O álbum tem contribuição massiva de Bebel Gilberto e Marcos Valle, garantindo ótimas posições nas paradas musicais da época e rendendo mais algumas contribuições de Bebel no próximo álbum de Towa Tei, Sound Museum (1998). O álbum é atemporal até mesmo visualmente, como é visto no clipe de Technova, composto de figuras 3D mal feitas e abusando da pós-ironia, que é um elemento estético muito utilizado pela geração Z. A relação com a bossa nova permanece viva na música japonesa, a exemplo de Pitcher56 e Serani Poji, que integraram tão sutilmente essa influência em suas músicas que fica claro que a contribuição brasileira já está intrínseca em diversas composições organicamente.
FICHA TÉCNICA
Mixagem - Fernando Aponte, Goh Hotoda, Towa Tei
Produtor - Towa Tei
Participação - Ryuichi Sakamoto, Hiroshi Takano
Teclados - Satoshi Tomiie
Vocal - Bebel Gilberto
Vocal – Joi Cardwell
Vocal – Natasha Latasha Diggs
Vocal – Kinky
Vocal – Maki Nomiya
Vocal – Arto Lindsay
PAÍS
Japão
TIPO DE SOM
Eletrônico
LINKS

ความคิดเห็น