top of page

"Hard Groove", Roy Hargrove (2003)

Atualizado: 31 de mai.

Primeiro album que eu trago é do grupo "RH Factor", que é uma banda liderada pelo trompetista Roy Hargrove. Pra mim tem muito de hip-hop, mas também soul/blues, jazz e funk. Há quem chame de neo-soul ou nu-jazz. E pra voce, o que lembra/remete esses sons do álbum?


O álbum chama Hard Groove, que é claramente um trocadilho com o nome do lider do grupo. O RH do nome do grupo também pode ser de Roy Hargrove... mas "Fator RH" em bioimedicina é parte do que define nosso tipo sanguineo (como positivo ou negatitvo). O disco é de 2003, e é o primeiro do grupo. Aí pensando que o Roy ja tinha diversos discos antes desse, alguns vencedores de Grammy e tudo o mais. Fico pensando que o trocadilho com o tipo sanguineo tb traz essa ideia de que o grupo tem uma afinidade além da músical.. que é um grupo de amigos (mas isso sao especulações rsrs). A segunda faixa, Common Free Style da até essa sensação de estarmos na casa de alguem, fazendo um som. Tem sons ambientes de conversas no fundo.


Os outros albuns do Roy, a maioria sao mais de jazz standards... sao muito bons também, mas outra onda. Nesse álbum contamos como diversos artistas que hoje fazem muito sucesso, como Edykah Badu e D'Angelo. Enfim, ouvi muito esse disco, dancei, curti, toquei junto. Espero que voces gostem também.


FICHA TÉCNICA

Bernard Wright (teclas)

Bobby Sparks (teclas)

Brian Hargrove (piano)

Cornell Dupree (guitarra)

James Poyser (produtor)

Pino Palladino (baixo)

Reggie Washington (baixo)

Roy Hargrove (trompete)

Spanky (bateria)


PAÍS

EUA


TIPO DE SOM

Hip-hop, jazz, soul, blues, funk.


LINKS

YouTube


Spotify

Comments


bottom of page