top of page

"Shadow Theater", Tigran Hamasyan (2013)

Atualizado: 31 de mai.

Boa noite galera. Depois de uma sequência da álbuns brasileiros, vamos começar uma viagem por outros sons do mundão. Só lembrando, pra quem chegou agora que na descrição do grupo tem o link para convidar amigos pra entrar aqui... tem também uma planilha com os links, textos e informações dos albuns já compartilhados anteriormente (e lá criei uma playlist no spotify com todos também).E pra dar inicio a esse tour, vamos logo pra longe... 11 mil kilometros daqui, na Armênia, pais situado na divisa entre Europa e Ásia, entre o Mar Negro e o Mar Caspio. O país tem 3 milhoes de habitantes e é menor que o estado do Rio de Janeiro. No ano de 301, foi o primeiro Estado a adotar o cristianismo como religião de estado (mas atualmente é laico). Em 1915 a Turquia invadiu a Armênia, no que é considerado o primeiro genocídio do século XX, com estimativa de 1 milhão de mortos (tem um filme sobre isso, chama "A promessa") e muitos mais deportados (existem muitas comunidades Armenas nas Americas, incluindo Brasil). Em 1918 se tornou uma Republica da União Soviética. E em 1991 se tornou um país independente.

É de lá o artista que vamos ouvir essa semana: Tigran Hamasyan - pianista, cantor e compositor. Suas composições tem fortes influências de tradições Armenas (corais cristãos, hinos e cantigas), mas também é muito claro seu interesse pelo rock e jazz. Eu sou muito fã do trabalho dele e foi difícil escolher um álbum pra compartilhar, principalmente porque eles são bastante distintos um do outro: An anciente observer (piano solo), Luys i Luso (piano e coral), Red Hail (jazz armeno), Levitation 21 (rock prog). Resolvi escolher um que acredito ter um pouco de cada coisa: Shadow Theater (2013), que é o quinto álbum lançado pelo Tigran. Apesar do titulo em ingles, todas as letras são cantadas em armênio. A maioria das musicas são de sua autoria, mas algumas são canções tradicionais Armenas (Drip, Holy, Pagan Lullaby), ou poemas armenos que ele musicou (Erishta).


FICHA TÉCNICA

Tigran: Piano, Voz, Programação (2-5), Synth (3, 4, 12), Fender Rhodes (6-12), Wurlitzer (7, 9, 10), Harpsichord (7), Glockenspiel (12), Celesta (2, 5, 8, 12)

Areni Agbabian: Voz

Ben Wendel: Saxofones (1-4, 6-10), Bassoon (5, 11)

Sam Minaie : Contrabaixo (1, 2, 6, 8-12)

Chris Tordini : Contrabaixo (3-5, 7), Voz (5)

Nate Wood : Bateria (1, 2, 4, 6-10, 12), Percussão (1, 12), Voice (5)

Jean-Marc Phillips Varjabedian : Violino (3-12)

Xavier Phillips : Cello (2, 3, 6, 7)

Jan Bang : Programação (3)

David Kiledjian : Programação (2, 4, 5)


PAÍS

Armênia e EUA


TIPO DE SOM

Jazz, rock, folk armenio


LINKS

Spotify


YouTube

Comments


bottom of page