top of page

"Tempo sem Tempo", Joana Queiroz (2020)

Atualizado: 31 de mai.

Sextou!!

Apesar disso vou mandar um álbum que tem mais som de domingo, pelo menos pra mim, e pra vc? Álbum que vc tem que parar pra ouvir... pq é interessante e pq se for ouvir sem parar, vai ser meio estranho. O álbum chama Tempo sem tempo da clarinetista, compositora Joana Queiroz e foi lançado em 2020, fresquinho.


É um álbum que vai ser bem melhor ouvir com fone ou então com uma boa caixa de som... definitivamente não funciona no carro... todos é melhor ouvir num bom lugar, mas acho que esse mais... pq é intimista, tem sons delicados, volumes baixos e ruidos que querem ser ouvidos.


Segundo a Joana, o álbum foi "fruto direto das minhas experimentações e pesquisas com o uso do looper". Pra quem não sabe, looper é um aparelho de gravação no qual vc grava trechos que ficam sendo repetidos e voce pode criar diversas camadas na gravação que fica repetindo. "As composições e arranjos foram feitas pra que eu pudesse tocá-las sozinha".


Isso faz com que quase todo o álbum tenha essa sonoridade que remete a uma coisa cíclica, e aí ela vai brincando com timbres dos instrumentos que ela toca (clarone, clarinete, sax, etc).. o som das teclas, do ar, da palheta, tudo está lá pra ser ouvido. E aí tem um quê de ondas do mar, de vento que vem e vai, de rio, pra mim dá muita calma... me sinto num lugar de paz, num tempo sem tempo.


Bom, a maioria das musicas são composições dela, mas tem algumas releituras como a "Seu Olhar" (Gilberto Gil) que por sinal, pra quem é menos acostumado com esse tipo de música mais intimista, recomendo que seja a primeira a ouvirem do disco. Isso pq a primeira faixa pode assustar alguns com sua construção de ruídos musicais (2min). Depois tem também Joia (Caetano Veloso), Tempo sem tempo (Wisnik, Mautner) e Dois Litorais (Mariá Portugal).


O álbum varia entre o instrumental e a canção. Deixo aqui uma entrevista legal com a Joana pra quem quiser saber um pouco mais do processo de produção do álbum: https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/musica/o-tempo-sem-tempo-de-joana-queiroz/


FICHA TÉCNICA

Joana Queiroz, Bruno Qual, Domenico Lancellotti, Sergio Krakowski e Mariá Portugal.


PAÍS

Brasil


TIPO DE SOM

Não sei classificar rs


LINKS

YouTube


Spotify

Comments


bottom of page