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PESQUISA

PROJETO DE PESQUISA, UEAP/UFBA [2025 –]

"Transduções Sônicas: revisitando a paisagem radiofônica de Lorenzo Dow Turner na Bahia (1940-1941)"

O projeto revisita as paisagens radiofônicas inéditas feitas pelo linguista afro-americano Lorenzo Dow Turner na Bahia entre 1940 e 1941. Turner capturou sons da Rádio Sociedade da Bahia, de músicos locais que, apesar de sua relevância cultural, foram marginalizados no discurso oficial da construção da identidade nacional. A partir dessas gravações, o projeto explora o papel do rádio na formação das "comunidades imaginadas", conforme o conceito de Benedict Anderson, questionando como a rádio, embora unificadora, também contribuiu para silenciar vozes afro-brasileiras. Combinando pesquisa histórica e inovação tecnológica, o projeto transformará essas gravações em podcasts, trazendo ao público contemporâneo um acervo pouco explorado e ampliando o acesso às manifestações musicais afrodiaspóricas. Essa abordagem possibilita um diálogo entre passado e presente, revelando como o som e a escuta são centrais na construção de saberes históricos. A transdução sonora — do suporte original à mídia digital — propõe uma nova leitura das interações culturais transnacionais e das trocas entre Brasil e Estados Unidos. A transdução sonora, conceito central do projeto, é compreendida como a transformação de sons à medida que atravessam diferentes meios, desde o registro original em rolos de cera até sua reinterpretação no formato de podcasts. Esse processo de transdução não apenas revitaliza as gravações de Turner, mas também propõe uma nova forma de compreender o som como componente histórico e cultural. O projeto desafia a hierarquia tradicional das perspectivas sensoriais, valorizando a escuta como uma forma de testemunho histórico.

Realizado em parceria entre as universidades públicas brasileiras (Universidade do Estado do Amapá e Universidade Federal da Bahia), o projeto contará com a participação de dois estudantes de ambas as universidades que irão colaborar na escuta das gravações, revisão bibliográfica e produção dos podcasts. Ao integrar as gravações ao formato contemporâneo de mídia digital, o projeto busca democratizar o acesso a esse acervo, tornando-o disponível para novas gerações e oferecendo uma abordagem inovadora para a pesquisa e difusão de manifestações musicais afrodiaspóricas.

A reinterpretação dessas gravações não só contribui para o debate acadêmico sobre a história da rádio e da música no Brasil, mas também resgata e valoriza a memória de artistas e tradições afro-brasileiras que, apesar de marginalizadas, tiveram um papel fundamental na construção da identidade musical do país. O projeto Transduções Sônicas não apenas preenche uma lacuna nas pesquisas sobre Lorenzo Dow Turner, mas também valoriza as tradições musicais afro-brasileiras, promovendo a preservação cultural e ampliando a acessibilidade desse rico acervo histórico para futuras gerações.

Financiamento: Latin Grammy Cultural Foundation

PROJETO DE PESQUISA, UFBA [2024 –]


"Os caminhos do áudio e da produção musical no brasil: mapeamento de profissionais e processos formativos"

Resumo:

O presente projeto visa compreender os caminhos sociais, tecnológicos educacionais e artísticos de profissionais brasileiros que atuam nas áreas do áudio e produção musical. Mapeando seus protagonistas e processos formativos, pretende-se delinear padrões de inserção na estrutura organizacional de trabalho, bem como suas contribuições para a cena musical brasileira. Serão realizadas diversas entrevistas semiestruturadas de modo a referenciar as contribuições desses profissionais e suas múltiplas funções. Paralelamente, serão investigadas as formações educacionais oferecidas em instituições de ensino brasileiras por meio da análise de seus currículos e programas político-pedagógicos. A partir da aplicação de questionários/formulários online com estudantes e egressos desses cursos, espera-se coletar dados sobre suas percepções acerca da formação recebida, e sobre as expectativas de oportunidades profissionais disponíveis no mercado de trabalho a curto, médio e longo prazo.

Os resultados da pesquisa serão divulgados na forma de textos acadêmicos, com análises e reflexões, em anais de eventos e revistas científicas. Além disso, almeja-se a publicação de um livro de entrevistas e de uma série de podcasts vinculados a ações de extensão. Considerando que o projeto tem sede na Escola de Música da UFBA, há especial interesse na comunidade atuante na cidade de Salvador e no estado da Bahia. Por fim, os resultados da pesquisa orientarão o desenvolvimento pedagógico e de metodologias de ensino dentro de componentes curriculares da instituição sede, alinhadas com as perspectivas da áudio educação (Walzer & Lopez, 2021).

Aprovado pela congregação da Escola de Música em 25/09/2024
 

PÓS-DOUTORADO, USP [2018 – 2023]


"Proposta de análise de processos composicionais simétricos em Música Popular: o exemplo de Moacir Santos"

Resumo:

O presente projeto pretende fundamentar uma metodologia de análise direcionada especificamente à Música Popular que trate de processos composicionais relacionados à simetria, como: palíndromos, eixos de simetria, simetria axial, simetria inversional e outras técnicas. Essa proposta de análise será construída através da fricção das teorias já arraigadas que versam sobre o tema, vinculadas a diferentes tradições musicais, e a principal fonte de material musical que servirá de objeto para essa pesquisa será a obra composicional de Moacir Santos (1926-2006).
O autor deste projeto realizou um estudo precedente que já aponta alguns caminhos para a elaboração dessa pesquisa mais ampla aqui proposta. A partir desses resultados preliminares pretende-se observar a obra de Santos e propor uma nova abordagem teórica, pertinente à composição de Música Popular. De modo a fundamentar a pesquisa, além do estudo musicológico, aspectos extramusicais também serão de grande importância para o estudo, como por exemplo a discussão da trajetória de Moacir Santos e seus principais professores, alguns desses, que estiveram intimamente ligados ao movimento Música Viva, encabeçado por H. J. Koellreutter, que disseminou o estudo do dodecafonismo e serialismo no Brasil a partir da década de 1940.
Até hoje a bibliografia especializada em composição de Música Popular ainda é relativamente escassa e, em se tratando particularmente do conceito de simetria e seu uso na composição, ainda menos estudos foram realizados. Logo, por se tratar de um tema negligenciado por parte dos analistas até o presente momento, essa pesquisa terá papel importante na abertura de novos caminhos metodológicos


Orientação: Paulo de Tarso Salles

DOUTORADO, UNICAMP [2014 – 2018]


"Moacir Santos ghostwriter: a composição de trilhas musicais 
no período norte-americano"

Resumo:

A presente tese discute uma parte específica da obra de Moacir Santos (1926-2006), que está temporalmente localizada nas primeiras décadas que o compositor fixou residência nos Estados Unidos, entre 1967 e 1985. Por essa época Santos teve uma relevante atuação como compositor em produções audiovisuais norte-americanas, participando de filmes como Love in the Pacific (1968), Africa Erotica (1970) e Final Justice (1985). A pesquisa se baseou, como ponto de partida, na dissertação de mestrado do mesmo autor, que trata das trilhas musicais assinadas por Moacir Santos no Brasil na década de 1960, período imediatamente anterior à sua ida para os EUA. A partir desses resultados preliminares, pretendeu-se analisar suas composições para produtos audiovisuais norte-americanos. As trilhas musicais dos filmes que Santos recebeu crédito formal foram minuciosamente estudadas e todas as inserções musicais foram transcritas em notação musical. Dessa forma, foi possível identificar as principais características dos processos composicionais de Moacir em sua carreira como compositor de trilhas musicais. Além disso, também foi de grande importância para a pesquisa averiguar sua participação como ghostwriter em projetos não-creditados, desmitificando especulações comumente associadas à essa produção.


Orientação: Ney Carrasco

Financiamento: FAPESP

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DOUTORADO SANDUÍCHE, UCLA [2015 – 2016]


"As trilhas musicais de Moacir Santos: pesquisa de campo na Califórnia"

Resumo:

Este projeto é uma ramificação de uma pesquisa de doutorado financiada pela FAPESP, intitulado "Moacir Santos ghostwriter: a composição de trilhas musicais no período norte-americano". A presente proposta descreve detalhadamente os objetivos, justificativas e plano de execução do estágio de pesquisa de curta duração a ser realizado em 2015 na University of California at Los Angeles (UCLA), de forma a recolher e catalogar informações preciosas sobre o período norte-americano da obra de Moacir Santos para trabalhos audiovisuais. O recorte temporal da pesquisa se situa entre 1967 a 1985, quando Santos passou a ser um requisitado compositor das indústrias de cinema e televisão da Califórnia, tendo participado da produção de importantes filmes e seriados do período, inclusive sendo ghostwriter nas equipes de Henry Mancini (1924-1994) e Lalo Schifin (1932-). O principal foco do período de estágio no exterior será a realização de uma extensa pesquisa de campo, com uma série de entrevistas a profissionais que trabalharam com Santos na mesma época ou que atuaram nas funções de ghostwriter nas indústrias da música de cinema e televisão locais. Bem como pretende-se realizar consultas a diversos acervos, com especial atenção ao acervo pessoal da família Santos, que vive em Pasadena e guarda uma enorme quantidade de partituras, cadernos de anotação, livros, discos e outros materiais de grande importância para o devido encaminhamento da pesquisa de doutorado.


Orientação: Randal Johnson
Financiamen
to: FAPESP

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MESTRADO, UNICAMP [2012 – 2014]
 

"A trilha musical como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos"

 

Resumo:

O presente projeto pretende discutir os processos de composição amalgamados por Moacir Santos (1926-2006) na concepção de sua obra a partir das diversas trilhas musicais que assinou, a maioria nos anos 60. Tais trilhas carregam todo um direcionamento estético seguido por Moacir ao longo de sua carreira, sem contar as inúmeras melodias e temas nascidos por essa época e que iriam figurar em grande parte de sua produção de música instrumental.


Orientação: Ney Carrasco
Financiamen
to: FAPESP

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MONOGRAFIA, FASM [2010]
 

"Processos composicionais em Choros & Alegria: A primeira fase de Moacir Santos"
 

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo delinear uma linguagem expressiva no processo de composição de Moacir Santos na obra presente em Choros & Alegria, trazendo à tona aspectos sócio-culturais e características estilísticas recorrentes (musicais). A metodologia da pesquisa foi constatar e organizar os principais procedimentos composicionais estruturais para o processo de construção e sedimentação dessa primeira fase composicional de Moacir, por meio de análise auditiva e das transcrições disponíveis.


Orientação: Sergio Molina

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INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FASM [2009 – 2010]
 

"A apropriação como homenagem - a citação no processo composicional da Suíte Retratos de Radamés Gnattali"

 

Resumo:

O cerne deste estudo foi abordar a citação, com todo seu potencial criativo, como procedimento composicional utilizado na obra Suíte Retratos de Radamés Gnattali. Essa pesquisa também teve o intuito de compreender a síntese que Radamés realiza com a escolha de quatro figuras fundamentais na história do choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. Por meio da análise composicional, procurou-se esclarecer de que modo e em que momentos Radamés os cita e transforma o seu material musical.


Orientação: Maurício Ayer
Financiamen
to: PIBIC

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